Copa de Carros
Categoria: SUV médio em versões de entrada
Ford Explorer Active
vs
Toyota Highlander LE
Após bater a Grand Cherokee Laredo A, Ford Explorer Active encara o badalado modelo da Toyota




Pódio completo
Em suas versões básicas, a vice líder em vendas na categoria Ford Explorer derrotou a líder Grand Cherokee e agora encara a terceira colocada , a Toyota Highlander em sua versão de entrada LE. Enquanto a Ford entregou 186.799 unidades da Explorer em 2023, a Toyota vendeu 169.543 unidades.
Dentre as duas, qual a melhor opção na versão básica de cada uma? Veja o comparativo abaixo para descobrir quem se saiu a melhor.
Explorer Active 0 x 1 Highlander LE
Preços obtidos diretamente pelos sites das fabricantes e não incluem frete, promoções ou taxas de concessionarias, uma febre nos EUA que gera um grande stress nos consumidores na hora da compra do carro novo e que em breve faremos um video a respeito.
A diferença de cerca de 1,5% é muito baixa, mas o suficiente para garantir o ponto para o carro da Toyota.
Siga para os demais itens deste comparativo para conferir se esse preço inferior se traduziu em vantagem quando comparamos custos de uso dos carros e também se o nível de acessórios é o mesmo, além de outros itens em detalhes.
Explorer Active 1 x 1 Highlander LE
A medição de manutenções consiste em analisar itens não cobertos pela garantia, tal como trocas de óleo e de peças previstas nas revisões nos primeiros 5 anos de uso dos veículos em questão.
A diferença foi considerável, alta o suficiente para compensar com sobras a diferença de valores dos veículos. Somados os valores de aquisição e manutenção, o modelo da Toyota passa a custar US $ 44,875 e o da Ford US $ 44,102.
Explorer Active 1 x 2 Highlander LE
Os reparos traçam uma média de gastos os quais os proprietários destes modelos devem ter nos primeiros 5 anos usando estes carros cerca de 15,000 milhas ao ano.
A diferença do item "Manutenções" para "Reparos" é que enquanto o primeiro item mede gastos previstos no plano de revisões, o segundo tem relação com a durabilidade das pecas e indica qual modelo deve quebrar menos, ou ter pecas mais em conta na hora de manutenções não previstas.
Neste item, o modelo da Toyota fez valer a fama da marca de ter carros com baixa manutencao, apesar do modelo da Ford nao ter decepcionado. Apesar disso, em termos de custos gerais, a Highlander XLE segue mais cara que a Explorer Active: US $ 45,664 contra US $ 44,929.
Explorer Active 2 x 2 Toyota Highlander
Os gastos com seguro são medidos tendo como referencia uma pessoa adulta de 40 anos (media de ambos os gêneros) com bom histórico de habilitação obtida nos EUA, o que inclui tempo e histórico de multas. O Brasileiro que chega aos EUA vai pagar mais caro ate construir o seu histórico, independentemente do histórico na CNH.
Aqui, a Explorer volta a empatar o comparativo, apesar da ínfima diferença de valores, mas que ajuda a aumentar a diferenca entre ambas quando falamos de custo de propriedade. Agora, os custos para aquisição e os primeiros 5 anos do Ford foi para US $ 51,929 e o da Toyota para US $ 52,764.
Explorer Active 2 x 3 Toyota Highlander
Com mecânicas apresentando equivalência quanto à atualidade de projeto, a Explorer, que não teve dificuldades em bater o rival da Jeep neste quesito tão valorizado por aqui durante o confronto anterior, acabou ficando ligeiramente para trás quando comparado ao concorrente da Toyota, que volta a ficar à frente em nosso comparativo.
Considerando uma media de 15,000 milhas por ano, gasolina comum de 87 octanas no estado da Florida em setembro de 2024 - cerca de US $ 3.30 o galão - o proprietário da Explorer Active terá gasto cerca de US $ 2,062 em combustível, ao passo em que o proprietário da Highlander LE tera desembolsado US $ 1,980.
Explorer Active 3 x 3 Highlander LE
Com a Explorer voltando a empatar o comparativo, os gastos totais de aquisição e manutenção dela ainda seguem menores mesmo com a Highlander sendo mais em conta em itens como manutenção, durabilidade e consumo, totalizando US $ 53,991 contra US $ 54,744 da rival da Toyota.
A garantia de ambas é idêntica: 5 anos ou 60.000 milhas, o que acontecer primeiro, fazendo com que nenhuma abra vantagem em quesitos como custo geral e manutenções. Já a assistência rodoviária da Ford é mais generosa, atendendo pelo mesmo tempo da garantia, ao passo que a Toyota oferece o serviço por apenas 2 anos, mas sem limite de milhagem.
No fim das contas, a diferença de custos totais de ambas é muito pequena, corroborando nossa metodologia de comparativo, portanto, fazendo com que os modelos empatassem em pontos. Se a diferença de preço de aquisição é cerca de 1,5% pesando contra a Explorer, esse número e invertido pelo modelo, ou seja, nos 5 primeiros anos, ela vai custar cerca de 1,5% a menos que o modelo da Toyota.
Explorer Active 4 x 3 Highlander LE
Se por um lado a Highlander LE custa menos na aquisição a Explorer Active é mais em conta no custo total por 5 anos e ainda por cima supera a concorrente em itens de série.
Os equipamentos de série destacados são os que o modelo da Ford possuem e o da Toyota não. É possível inclusive notar que são itens interessantes, como cruise control adaptativo e partida sem chave. Até mesmo importantes itens de segurança, como controle de tração convencional no Toyota contra controle de tração AdvanceTrac no Ford - tecnologia patenteada pela marca que, além do controle de tração, possui sensores para monitorar vários parâmetros, como ângulo de direção, inclinação do veículo e aceleração lateral. Ele pode ajustar a potência do motor e aplicar freios em rodas individuais para ajudar a manter o veículo estável e no caminho pretendido.
Apesar de cada item valer apenas 1 ponto em nosso comparativo, reconhecemos que este item podem pesar mais que outros quando consideramos a relação custo x beneficio de ambos os modelos.
Explorer Active 5 x 3 Toyota Highlander
No comparativo contra a Grand Cherokee Laredo A, a Explorer Active também vencia por 5 a 3 ao chegarmos neste item, mas não se engane: A Highlander endureceu muito mais o comparativo.
A atual geração da Explorer foi lancada em 2020 e a Highlander em 2019. A idade similar ajuda e explicar o porque da vitória apertada do modelo da Ford.
Enquanto os passageiros terão maior espaço no modelo da Ford em todas as direções avaliadas exceto espaço para a cabeça, a Highlander pode levar 8 passageiros contra 7 da Explorer e esse é um trunfo importante para o modelo nipônico, já que para muitos consumidores, este espaço para o passageiro adicional pode ser um item indispensável.
Realmente uma vitoria bastante apertada, mas o suficiente para que a Explorer Active amplie a vantagem.
Explorer Active 6 x 3 Toyota Highlander
Para colocar 1 passageiro a mais que no modelo da Ford, a Toyota sacrificou o espaco para todos os ocupantes que nao se sentam nos bancos dianteiros da Highlander. Com isso, a vitoria da Explorer veio de forma facil neste item.
Porem, assim como quando avaliamos o item "Espaco Total", e importante salientar que para muitos consumidores, o fato do modelo da Toyota ter a capacidade de 1 passageiro a mais que no modelo da Ford pode ser decisivo na hora da compra.
Quando chegamos ao porta-malas, temos nova vitoria da Explorer, com capacidade quase 10% superior com relacao a Highlander.
Assim como foi no comparativo com a Grand Cherokee, a diferenca de pontuacao a favor da Explorer chega a um nivel preocupante para o modelo da Toyota no atual comparativo. Sera possivel reverter? Siga lendo o comparativo.
Explorer Active 6 x 4 Toyota Highlander
Por motivos diferentes, a Highlander bate a Explorer em autonomia com um tanque de combustivel cheio, assim como fez o modelo da Jeep. Mas enquanto a Grand Cherokee Laredo A consumia mais, ela tinha um tanque muito maior. Agora, Explorer e Highlander possuem a mesma boa capacidade de 17,9 galoes - 67,7 litros, mas a Toyota tem um consumo ligeiramente melhor.
Pela tabela acima, podemos ter uma ideia de quão mais ela roda sem precisar de reabastecimento, uma comodidade extra aos passageiros do veiculo, especialmente em longas viagens.
Vale destacar que apesar do placar ser o mesmo ate agora em relacao ao comparativo Explorer x Grand Cherokee, o modelo da Toyota se mostra mais competitivo que o modelo da Jeep.
Explorer Active 7 x 5 Toyota Highlander
O objetivo deste item e comparar conceitualmente as suspensões sem entrar no merito de quao bem elas trabalham nos carros. Neste caso, tanto a Explorer Active quanto a Highlander LE possuem exatamente a mesma configuracao em ambas as suspensoes, o que significa que empataram na comparacao deste item.
Grand Cherokee Laredo A 5 x 7 Explorer Active
A aceleração lateral, também conhecida como "força G lateral" ou "força G de curva", é uma medida da força que atua sobre um veículo e seus ocupantes durante curvas ou mudanças de direção. Esta força é causada pela inércia que resiste à mudança de direção do movimento do veículo.
Apesar do sistema de suspensão independente na dianteira, o acerto do SUV da Jeep privilegia bastante o conforto. Se por um lado esse pode ser um dos motivos mais importantes para a sua liderança na categoria nos EUA, o prejuízo na estabilidade e notável e a Explorer voltar a abrir vantagem ao produzir uma aceleração lateral consideravelmente superior.
Além do acerto mais firme, conta ainda a favor do SUV da Ford as rodas e pneus mais largos, perfil mais baixo dos pneus e a menor idade da plataforma, que com mais tecnologia de materiais e de projeto, beneficiando sua rigidez torcional.
SUVs tipicamente, têm uma aceleração lateral menor em comparação com carros de passeio devido ao centro de gravidade mais alto e pneus menos focados em desempenho.
Conforme previsto com base no comportamento das suspensões e medidas de pneus e rodas, a Explorer venceu fácil este item, mas caso você prefira uma suspensão confortável, estará muito melhor atendido com a Grand Cherokee - mas lembre-se de se comportar nas curvas.
Grand Cherokee Laredo A 5 x 8 Explorer Active
A idade do projeto não se reflete apenas na carroceria, mas também no trem de forca em favor do Ford Explorer Active em relação a Grand Cherokee Laredo A.
O modelo da Ford vem com um motor downsized 2.3 turbo cerca de 8% mais potente e 20% mais forte, casado com uma transmissão automática de 10 velocidades contra 8 do modelo da Jeep.
Isso mostra o caráter de cada uma das marcas: nos EUA, a Jeep e famosa por se manter fiel as suas tradições, mesmo que custe a derrota em alguns itens de comparativos, enquanto a Ford e conhecida por ser uma marca que busca mais a inovação em seus produtos.
Se não consegue passar a Grand Cherokee em vendas, não podemos dizer que a estrategia seja ruim, já que por muitos anos o modelo segue revezando a vice liderança da categoria com a Grand Cherokee.
Grand Cherokee Laredo A 6 x 10 Explorer Active
Rodas, pneus e capacidade de carga são aqui avaliados juntos porque serem igualmente importantes para avaliarmos partes relevantes da segurança e funcionalidade dos veículos em questão.
Neste item, ambos pontuaram porque houve um empate. Enquanto a Explorer possui um jogo de rodas e pneus que a deixa mais segura que a Grand Cherokee, esta contra ataca com uma capacidade de carga consideravelmente maior.
Grand Cherokee Laredo A 6 x 11 Explorer Active
A aceleração lateral, também conhecida como "força G lateral" ou "força G de curva", é uma medida da força que atua sobre um veículo e seus ocupantes durante curvas ou mudanças de direção. Esta força é causada pela inércia que resiste à mudança de direção do movimento do veículo.
SUVs tipicamente, têm uma aceleração lateral menor em comparação com carros de passeio devido ao centro de gravidade mais alto e pneus menos focados em desempenho.
Conforme previsto com base no comportamento das suspensões e medidas de pneus e rodas, a Explorer venceu fácil este item, mas caso você prefira uma suspensão confortável, estará muito melhor atendido com a Grand Cherokee - mas lembre-se de se comportar nas curvas.
Grand Cherokee Laredo A 6 x 12 Explorer Active
Um comparativo que começou equilibrado termina com uma vitória maiúscula da Ford Explorer. Novamente graças a uma mecânica muito mais atual, o modelo da marca do oval azul não teve dificuldades em bater a rival mais vendida em desempenho em todos os itens avaliados.
Além da mecânica, o modelo da Ford tem o projeto em si mais moderno, o que a fez levar vantagem também em itens como espaço interno.
Isso não quer dizer que a Cherokee deva ser completamente descartada. Se sua prioridade é conforto ou mesmo rebocar itens como barcos, o modelo da Jeep acaba sendo a melhor escolha. No geral, porém, ela perde o comparativo e a rival da Ford segue na disputa, enfrentando a terceira colocada na categoria em sua versão básica, a Toyota Highlander XL.